Workshop busca ampliar investimento em empresas inovadoras

A Finep realizará no dia 21 deste mês, mais uma rodada do Seed Forum. O evento será no Centro de Convenções da Bolsa do Rio de Janeiro e tem como proposta elevar os investimentos em empresas inovadoras e nascentes no país, já que aproxima empreendedores de potenciais investidores.

“A ideia é que o workshop sirva de estímulo e orientação para todos aqueles interessados em investir em empresas inovadoras emergentes, com alto potencial de crescimento e retorno”, defendeu o chefe do Departamento de Capital Semente da Finep, Rochester Gomes.

Por meio do Seed Forum, também conhecido como fórum de capital semente, a agência oferece um rigoroso processo de capacitação, com a concessão do “Certificado de Empreendedor Inovar”, atestando a qualidade do empreendimento para o mercado investidor. Desde 2000, foram realizados 34 eventos e, segundo a Finep, 300 empresas foram capacitadas. Cerca de 20% destas instituições receberam investimentos após os fóruns.

Na última terça-feira (27), a financiadora reuniu aproximadamente 50 investidores para apresentar a modalidade “anjos”, ainda pouco utilizada no Brasil, mas comum nos Estados Unidos. Tratam-se de profissionais com ampla experiência de mercado que já venderam suas empresas e estão em busca de novas oportunidades de investimento.

Dados apresentados pela Anjos do Brasil demonstram que, somente em 2010, foram aplicados nos Estados Unidos recursos da ordem de US$ 20 bilhões em cerca de 62 mil empresas inovadoras. A proposta da instituição é estimular este tipo de investimento no Brasil. “A ideia é que empreendedores de todos os Estados tenham a oportunidade de receber suporte”, disse Cassio Spina, que representou a empresa no evento.

Informações sobre o Seed Forum estão disponíveis neste link.

Fonte: Gestão C&T com informações da Finep

Este texto foi postado em Blog e marcado como , , , , , , , . Marcado o permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>