Processo seletivo

Processo seletivo

Nesta página, iremos esclarecer dúvidas comuns sobre o processo seletivo da FAST.

Ele é composto por 3 etapas:

  1. Verificação de pré-requisitos
  2. Teste remoto
  3. Entrevista presencial

1. Verificação de pré-requisitos

A primeira etapa tem como objetivo verificar que o candidato têm os pré-requisitos para a vaga. Nesta etapa, avaliamos os currículos dos candidatos e, para recém-formados ou estagiários, o histórico de notas da faculdade.

Independente do resultado, tentamos responder a todos os candidatos selecionados ou não para a próxima etapa. Se estiver demorando, manda um email que explicamos a situação.


2. Teste remoto

Nesta fase, fazemos um teste remoto, de acordo com o cargo pretendido. (Ver seções abaixo).

Com o resultado deste teste em mãos, fazemos a análise do currículo, pretensão salarial (se for para uma vaga CLT) e do desempenho obtido, simultaneamente. Além disso, comparamos o desempenho do candidato com outros concorrentes e com funcionários e ex-funcionários da FAST.

Independente do cargo, entamos responder a todos os candidatos selecionados ou não para a próxima etapa. Se estiver demorando, manda um email que explicamos a situação.

2.1 Candidatos a vagas de desenvolvimento

Nesta etapa, o candidato receberá um e-mail solicitando um dia e horário em que ele esteja com disponibilidade e em um local adequado para resolver, individualmente, um problema simples de programação.

Sugerimos que o candidato esteja:

  • Descansado
  • Num local tranquilo
  • Com um computador com acesso a internet e a IDE de sua preferência instalada.

No dia e horário escolhido, ele receberá a descrição do problema no e-mail e terá 2 horas após o recebimento do mesmo para responder. Clicando aqui, você pode baixar a descrição de um problema de exemplo, similar ao que enviamos aos nossos candidatos.

Recebida a descrição do problema, o candidato deverá criar um código para a solução E para testes.

Você pode testar a sua solução com um método “main” (conforme exemplo disponível neste link) ou, se já estiver familiarizado com testes unitários  você poderá fazê-los (conforme exemplo disponível neste link). Sugerimos que se o candidato nunca fez testes unitário antes, teste a solução com um método main mesmo. Além disso, não é necessário fazer os dois tipos de teste, não é necessário fazer interfaces gráficas ou ler do console. Seu foco deve estar no método pedido.

Na solução, você deve seguir exatamente o pedido em relação ao construtor e aos métodos públicos. No entanto, você pode criar quantos atributos e métodos privados achar necessário. Se achar necessário, pode até criar outras classes auxiliares à classe pedida. Você pode usar qualquer método disponível na API padrão da linguagem, mas você não deve utilizar bibliotecas e frameworks open-source ou de terceiros para fazer ou auxiliar na solução do problema. Nossos problemas são propositalmente simplificados para que isso não seja necessário.

Você pode enviar mais de uma vez sua solução até o final do período de 2 horas. Apenas a sua última resposta, recebida dentro do tempo válido, será considerada e avaliada de acordo com (em ordem de prioridade):

  1. A qualidade do código desenvolvido (principios de OO/design como coesão, clareza, etc)
  2. A corretude da solução (se todas as instruções foram seguidas e se seu código-fonte passa nos testes extras que iremos executar)
  3. O tempo que você levou para enviar a última solução para o problema (quanto mais rápido melhor)
  4. A qualidade dos testes
  5. Performance de execução e consumo de memória

Se desejar, tente responder o problema de exemplo disponível acima. Para este problema uma das possíveis soluções são esses dois arquivos (SMS.cs e Teclado.cs). O candidato deveria envia-los junto com a classe de teste (exemplo Program.cs) contendo, idealmente, ao menos todos os exemplos passados na descrição do problema. Não devem ser enviados o projeto (.project / .sln) , DLLs ou os arquivos compilados (.exe). Apenas os arquivos “.cs” ou “.java” são necessários.

ATENÇÃO: O teste é individual, confidencial e intransferível. Cópias de outros candidatos são analisadas e solicitamos que nossos candidatos não compartilhem nem a descrição nem a solução do problema com ninguém. Se for selecionado, o candidato poderá ser solicitado a explicar sua solução e terá que resolver um problema de igual ou maior dificuldade durante a entrevista presencial na FAST.

2.2 Candidatos a vagas de requisitos e testes

Em breve, mais informações sobre o teste remoto para analistas de requisitos e testes

2.3 Candidatos a vagas de vendas

Em breve, mais informações sobre o teste remoto para candidatos a vagas de vendas consultivas (Oferecer soluções – TimeSlice)


3. Entrevista presencial

Nosso processo seletivo tem o objetivo de encontrar os candidatos adequados para a cultura e os valores da empresa, as vagas disponíveis e as particularidades do trabalho na FAST, da maneira mais rápida e proveitosa para o candidato e para a organização. Assim, comparando com as etapas anteriores, poucos atingem a entrevista.

Para os candidatos que atingirem a etapa da entrevista presencial, sub-dividimos ela em 3 partes:

  1. Apresentação da FAST e resolução de dúvidas – com profissional de RH
  2. Conversa sobre as experiências, preferências e motivação do candidato – com supervisor/gerente
  3. Teste presencial – com profissional técnico (desenvolvedor/analista de requisitos e testes)

Independente do resultado, entamos responder a todos os candidatos selecionados ou não. Se estiver demorando, manda um email que explicamos a situação.