A Great Place to Work

A Great Place to Work é uma instituição internacional que se presta a estudar empresas e identificar quais práticas são necessárias para a formação de um lugar excelente para se trabalhar. O Great Place to Work Institute Brasil trabalha em parceria com a Revista ÉPOCA, publicando anualmente a pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil”. Porém, tal pesquisa não se limita a analisar organizações brasileiras; as listas das melhores empresas são divulgadas em mais de 40 países.

O Instituto define uma Ótima Empresa para Trabalhar como um lugar onde “você confia nas pessoas para quem trabalha, tem orgulho do que faz e gosta das pessoas que trabalham junto com você”. Sendo assim, a avaliação das organizações é feita levando em consideração cinco dimensões do ambiente de trabalho. Considera-se primeiramente a confiança como o ingrediente essencial para o bom relacionamento no ambiente de trabalho entre líderes e liderados. De acordo com esse modelo, a confiança é composta de três dimensões: Credibilidade, Respeito e Imparcialidade. As outras duas dimensões, se referem ao relacionamento entre os funcionários e a execução de suas tarefas: Orgulho e Camaradagem.

Credibilidade

Significa que os gerentes devem comunicar os planos e direções da empresa aos seus subordinados e solicitar a opinião deles. Isso envolve a coordenação eficiente e efetiva de pessoas e recursos, para que os funcionários possam saber suas relações com os objetivos da empresa. Para obter credibilidade, as palavras precisam ser seguidas pelas ações.

Respeito

Envolve prover tudo o que os funcionários precisam para a realização de seu trabalho: equipamentos, recursos e treinamento. Além disso, reconhecimento e apreciação de seus esforços extras. Isso inclui acompanhá-los e fazer com que sejam parceiros nas atividades da empresa, criando um espírito de colaboração entre departamentos e um ambiente de trabalho seguro e saudável. Respeito significa que vida e trabalho podem ser conciliáveis e não apenas um slogan.

Imparcialidade

Nas empresas que praticam a Imparcialidade, o sucesso financeiro é compartilhado através de programas de benefícios e participação nos resultados. Todo mundo recebe uma igualitária oportunidade de reconhecimento. As decisões de contratação e promoções são feitas com imparcialidade, e o ambiente de trabalho fica, por si, livre de discriminação. Para ser imparcial, é preciso ser, acima de tudo, justo.

Orgulho e Camaradagem

As duas dimensões finais do Modelo do Great Place to Work® tratam do relacionamento entre funcionários e suas tarefas: Orgulho do que fazem e, o relacionamento entre funcionários: Camaradagem.

Para participar é necessário que a empresa tenha no mínimo cem colaboradores e que esteja atuando no mercado há pelo menos 3 anos. O processo de avaliação se divide em três etapas: pesquisa com os funcionários, avaliação das práticas desenvolvidas e avaliação qualitativa feita pela equipe do Great Place to Work com base nas informações obtidas nos questionários dos colaboradores. Vale ressaltar que as organizações que não alcançarem um índice maior que 70% da satisfação de seus funcionários são desclassificadas. A inscrição é gratuita, desde que a empresa opte que a pesquisa com os funcionários seja feita online.

Na lista nacional, tivemos apenas uma empresa em Pernambuco a figurar entre uma das melhores empresas para trabalhar do ano de 2009, a ABA – Associação Brasil América.  Fundada em 1988, a ABA possui cerca de 140 funcionários e atualmente é vista por ser muito mais que uma escola de línguas. Participamos de uma palestra ministrada por Eduardo Carvalho, diretor executivo da instituição, que nos apresentou as principais práticas que fizeram a  ABA ser considerada uma Great Place to Work:

  • Abertura de um canal de comunicação eficiente aos colaboradores;
  • Oferecer seguro saúde, previdência privada e bons salários;
  • Estimular o desenvolvimento profissional;
  • Elaboração de programa de desenvolvimento de líderes e de formação de professores;
  • Propor desafios que premiam práticas criativas dos professores;
  • Preocupação com o ambiente de trabalho, inclusive integrando a estes elementos do Feng Shui;
  • Desenvolver programas que promovam o bem-estar;
  • Inspirar os funcionários para trabalharem na ABA;
  • Celebrar momentos importantes com os funcionários;
  • Envolver a equipe em programas sociais, compartilhando os benefícios com a sociedade;
  • Construção de uma biblioteca exclusiva para os profissionais; e
  • Buscar novas tecnologias para atender melhor as necessidades do ambiente de trabalho;

Sendo assim, podemos no mínimo afirmar que a pesquisa do Great Place to Work do Institute Brasil é interessante, pois destaca quais medidas podem ser tomadas para se obter uma maior satisfação dos colaboradores; o que tem como possível consequência um melhor resultado financeiro para a organização.

Não podemos deixar de ressaltar que vale a pena participar deste estudo, pois todas as empresas participantes recebem um relatório com uma análise individual da pesquisa, mesmo aquelas que não vão para a lista. Ou seja, é uma consultoria gratuita. Por hora, é válido observar algumas práticas da ABA ou das outras 99 empresas que entraram na lista e tentar colocá-las em prática na sua organização.

Segundo a GPTW: “Quando as empresas se tornam excelentes, a divisão entre administração e trabalho desaparece. O ambiente se torna uma comunidade. Os funcionários têm orgulho do que fazem, de sua equipe e de sua empresa. Eles sentem que podem ser eles mesmos e celebrar o sucesso de seus acionistas e funcionários entre toda a organização. As pessoas sentem prazer, de forma profunda e duradoura, em realizar seu trabalho.”

Esse é um dos objetivos pelo qual a FAST foi criada. Buscamos criar um ambiente onde todos tenham prazer em trabalhar e figurar entre os 100 melhores lugares para se trabalhar será o reconhecimento desse esforço. Ainda não temos os requisitos necessários para participar, mas já estamos melhorando nossas práticas, buscando o alinhamento com o Great Place to Work.

Para maiores informações, acesse:
www.gptw.com.br ou www.greatplacetowork.com.br

www.estudenaaba.com

5 comments to A Great Place to Work

  • Renato Ferreira

    Tecendo comentários, relembrando que esta é uma opnião minha e não da FAST.

    Trabalhei na ABA por um tempo antes da fundação da FAST e tive boas e más impressões.

    Sobre os tópicos: o canal de comunicação é realmente muito bom, seguro saúde, previdência e vale alimentação também eram bons, no entanto, sobre salários eu acho que a ABA deixa a desejar nas áreas que não são Educação. Até onde soube, professores recebiam bem, no entanto a realidade no departamento de informática não era a mesma (lembrando que estive por lá em 2004 e 2005, mas estou comparando com valores praticados na época). Não havia oportunidade de crescimento e plano de carreiras para TI, o plano era -> Estagiário, Funcionário, Gerente de TI, Aposentado. A FAST abriu pagando 50% a mais para os estagiários do que a ABA pagava. Desenvolvimento profissional, pelo menos pra TI não era muito, tanto que o turnover foi bem alto… dos 7 do departamento da minha época, só resta 1 pessoa hoje. Todos os outros PEDIRAM pra sair.

    O ambiente de trabalho era ótimo mesmo. Divertido, com espaço para inovações. Diria que é ótimo para estagiários e jovens profissionais… no entanto… não há espaço para alguém mais pleno ou senior (Falando novamente de TI, para professores, sim HÁ!). Programas sociais, biblioteca, e busca por novas tecnologias também estão sempre presentes.

    Gostei de trabalhar na ABA, fiz amigos, aprendi, mas não acho que seja um lugar para fazer uma carreira de TI, não há oportunidades e bons salários, apesar de ter espaço pra inovações. Hoje, sei que o departamento está se expandindo… espero que as coisas tenham melhorado por lá, nesse sentido.

  • Muito legal este post, gostei….aliás adoro este blog, muito interessante, sempre ! Cestas de Natal

  • Aw, this was a very nice post. In idea I want to put in writing like this additionally

  • Spot on with this write-up, I truly think this web site needs much more consideration. I

  • great points altogether, you simply gained a new reader. What would you recommend in regards to your post that you just made some days in the past? Any positive?

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>