Perguntas e respostas mais frequentes em entrevistas de emprego ou estágio

FAQÉ bem comum ficar nervoso na hora da entrevista. Já demos algumas dicas de preparação (antes, postura e durante). Mas é importante se preparar para perguntas bastante frequentes. Como diz o ditado: “A primeira impressão é a que fica”. Então é bom estar preparado para “vender o seu peixe” na hora certa.

1. Você conhece esta empresa? Conte-me um pouco.

Eu particularmente gosto bastante dessa pergunta, demonstra um interesse anterior e não apenas que você apenas procura um emprego. A resposta que mais ouço é: “Dei apenas uma olhada rápida no site.” Faça a lição de casa antes de ir para a entrevista. Não importa se você é candidato a gerente ou a limpador de janelas, acessar o site da empresa é o básico. Leia-o com atenção e aprenda sobre o que a empresa faz, quais suas áreas de atuação, seu mercado, etc; Saiba o que você vai encontrar. Ela esteve ultimamente nos noticiários? Quem são as pessoas desta empresa das quais você pode ter ouvido falar? Vá para a entrevista preparado e mostre que realmente está interessado na vaga.

2. Por que você quer trabalhar aqui?

Esta pergunta está relacionada com a anterior. As pesquisas feitas anteriormente te ajudarão a respondê-la. Pense um bocado nesta resposta antes da entrevista, mencione o que gostaria de aprender, objetivos e planos para a carreira.

3. Quais suas experiências mais relevantes?

É comum exigir-se algum tipo de experiência (profissional ou acadêmica) para uma vaga de emprego ou até mesmo estágio. Esta é a hora de falar delas. Mesmo que você esteja mudando de carreira ou tentando algo diferente do normal, nem sempre suas experiências sejam as mais adequadas para o cargo pretendido. Entretanto, use sua criatividade para ajustá-las às necessidades do cargo.

4. O que você faz ou já fez para melhorar sua formação?

Aulas noturnas, cursos de idioma, cursos de extensão, até mesmo hobbies podem ser úteis se relacionados à vaga pretendida.

5. Onde mais você se candidatou?

Seja honesto nessa hora e mencione as empresas/cargos que se candidatou. Se estiverem relacionados vai fazer sentido para o entrevistador. Mas, se você tiver aplicando para todos os tipos de carreiras, de vendedor a programador, não vai ser uma informação interessante a ser compartilhada.

entrevistador

6. Você trabalha bem sob pressão?

Nunca diga não. Responda de uma forma positiva. Não necessariamente dizendo que adora trabalhar sobre pressão (a não ser que seja realmente verdade). Se der, de exemplos de situações vividas anteriormente.

7. Você trabalha bem em equipe?

Mais uma pergunta que não se deve responder não. Busque novamente exemplos de situações anteriores nas quais você se saiu bem (um trabalho na faculdade, um emprego antigo). Exemplos, quando não são exaustivos, são sempre bem vindos.

8. Há algum tipo de pessoa com quem você nunca trabalharia?

Você pode até ter criado uma lista dos seus antigos companheiros que você quer se vingar. Mas, este não é o momento para citá-la.

9. Você já teve problemas com chefes anteriores?

“Pegadinha do malandro”. O entrevistador quer saber se você costuma falar mal dos seus antigos chefes. Esqueça seus antigos problemas/conflitos, seja diplomático nesta hora.

10. O que te motiva a fazer um bom trabalho?

Seja sincero, mas espero que sua resposta não seja apenas dinheiro. Reconhecimento por um trabalho bem feito, uma equipe motivada, saber que sua carreira tem um futuro dentro da empresa.

11. Vamos falar sobre salário. Em quanto você está pensando?

É outra “pegadinha” comum. Não diga nada antes do entrevistador. Você quer receber o máximo possível, e a empresa quer te pagar o mínimo que você aceita receber. Antes de chegar à entrevista, descubra quanto uma pessoa com sua experiência está recebendo, em média, por um emprego como este, na sua região. Em último caso, diga um valor justo levando em consideração esta pesquisa feita anteriormente.

12. Dê-me um motivo para te escolher e não outros candidatos.

Respostas ruins: “Porque sou muito bom” ou “Porque estou precisando de um trabalho”. Liste suas capacidades e habilidades que não estavam no seu currículo e que vão te ajudar a desempenhar as atividades do cargo. Valorize seu perfil e como ele trará benefícios para a empresa. Foque nas suas qualidades, e não nas falhas dos outros candidatos.

13. O que você faz no seu tempo livre?

Seja sincero. Esta pergunta é muito mais para conhecer sua capacidade de gerir o seu tempo, suas preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e como você se relaciona com outras pessoas fora do ambiente de trabalho.

14. Qual sua maior qualidade?

Saiba responde-la antes de chegar na entrevista. Essa é uma pergunta importante para outras ocasiões também. Algumas características relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.

entrevista de emprego

15. Qual seu maior defeito?

Não se procura nessa pergunta um defeito “aparente”, uma característica muito negativa (desorganizado, desmotivado ou que não consegue cumprir horários), mas algo que possa ser tomado como positivo: exigente demais, autocrítico demais, muito perfeccionista, foco muito nos detalhes, persistente em excesso, assume responsabilidades além do que consegue gerir, etc. Mas lembre-se de falar como está resolvendo este problema.

16. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?

Assim como não se deve falar mal do antigo patrão, não critique a empresa e os seus colaboradores em demasia. Cite pontos positivos (não é possível que não existisse ao menos um).

17. Você tem alguma dúvida? Gostaria de me perguntar algo?

Agarre esta chance. Mostra seu real interesse pela vaga. Boas perguntas que você pode fazer:

  • Que responsabilidades e atividades desta função?
  • Qual o grau de autonomia e de responsabilidade da função?
  • O trabalho será desenvolvido em equipe ou individualmente?
  • Com quem vou trabalhar?
  • Poderia descrever-me um dia normal neste cargo?
  • Que tipo de relação existe entre esse departamento e os restantes departamentos da empresa? (no caso de ser uma grande empresa)
  • Quais as possibilidades de progressão na carreira profissional?

Meu twitter para acompanhar as novidades: twitter.com/riquesf

Algumas referências:

www.csd.uwa.edu.au/job/guide/section4.htm

www.wisebread.com/how-to-answer-23-of-the-most-common-interview-questions

26 comments to Perguntas e respostas mais frequentes em entrevistas de emprego ou estágio

  • Lucas Mamoru

    Muito bom mesmo esta postagem. Faz a gente refletir um pouco e sair do “lugar-comum” nas entrevistas de emprego. Nota 10.

  • Lucas, obrigado pelo elogio. São sempre bem vindos, assim como as críticas, para continuarmos aprimorando nosso trabalho.

  • Fred Rolim

    Boas perguntas, exceto a 11. Em todas as entrevistas de emprego que já fui e recebi essa pergunta, ela pareceu mal intencionada. Se a “empresa quer me pagar o mínimo” e não o que é justo, por que eu deveria trabalhar lá? Por que perder meu tempo onde as pessoas tentam lhe enganar ao invés de serem transparentes? A impressão que eu tenho é de que a empresa não sabe como selecionar e por isso tenta arriscar (pagar) menos.

    Eu, em geral, devolvo essa pergunta com “qual é o salário que vocês pagam para essa vaga aqui?”.

    Lembre-se que os profissionais mais bem qualificados tendem a avaliar bem as empresas para as quais trabalham, as entrevistas não são uma via de mão unica. E você quer contratar os melhores, certo?

  • Ótimo pontos Fred,
    Sobre a 11 – você pode até não gostar dela, mas como você mesmo disse: ela sempre está lá. As dicas são para ajudar a respondê-las. Quando digo o mínimo, não quero dizer um valor injusto; as empresas tentam chegar a um valor menor (aceitável) para ter espaço para avaliações e aumentos futuros. Então, a dica é ter uma ideia de quanto o cargo paga (em média) caso seja necessário dizer um número.

    Sem dúvida as entrevistas não são uma via de mão única. Cada uma das partes deve “vender seu peixe” para conquistar a outra;

  • Murilo Almeida

    Ótimo post! É de grande ajuda para os que procuram ingressar em um empresa competente como a de vocês.

    Sucesso a todos!

  • Even though this is an old page, I came across your blog while using Ask. This was a pretty good article. I hope to see you remove the main point of this article and create a separate article, and maybe embed a vid, also? If you do, it will be greatly welcomed.

  • veronica

    que palhaçada è sò ser sinceroo

  • veronica

    nossaaaaaaaaaaaaaaaaa qual vai ser o otario que vai ser sincero

  • veronica

    quer saber nao me enteressa eu quero que vcs se …esforcem… kkkkkkkkkk

  • odalho

    muito obrigado pelas dicas.

  • sergio marcos chagas borges

    otimas, perguntas para desenvolver uma boa entrevista.

  • cristina pereira

    foi interessantes as dicas,me ajudaram muito..duvidas tiradas..obrigada

  • Obrigada! Este site ajudou bastante a formular perguntas bem diretas sobre o que pretendemos saber sobre as habilidades e experiencias profissionais do candidato ao estágio.

  • Letícia Nascimento

    ótimo post. Tirei muitas dúvidas… Obrigada!

  • BeavisP

    fastsolucoes.com.br has potential, you can make your site go viral easily using one tricky method. Just type in google:
    Kimting’s Method To Go Viral

  • Being super mom 24/7 isn’t easy. We all know that but some of us still try once in a while. Attempting to wear the cape is easier than you think. Read on to just how.The overnight I was hurting. I could not stand, sit or walk without great pain, can be challenging was all worth this method! This run gave me the most current perspective on what I am capable because of. 2 hours is a lengthy to think on things along with the thing Believed most about was wandering. I thought about how good it feels to have the ability to run. Believed about how running is certainly basic athleticism. And probably most most I pondered about how to range.A new author who’s going always be in e-commerce a stretch of time needs market themselves to be a brand. You’ve heard of Starbucks and nike as brands, confident? You need to develop yourself as the brand. Wish to believe everybody? Look at Tom Clancy, Stephen King, Michael Crichton, or M.K. Rowling. Those names are brands, similar to nike. They’re known as near to household words. Might have not own a book by Tom Clancy, but you’ve probably seen a move or two dependent upon his books or even played a video game. Who hasn’t heard of The Andromedia Strain or Jurassic Park (Michael Crichton). And think about that Harry Potter infant?What may also appeal to women is price. Variances women’s golf shoes today is surprisingly affordable aided by the amount of technology that goes in the modern sneakers. Discounts and sales are very common, and comparative shopping will often result in big savings, even on top of the very best shoes in the market.How about writing a list, soon after which it of course, expounding in greater on its content? It’s a list of anything (almost) that motivates your college students. From the “Ten Best” discos, restaurants, boutiques, bars, movies, sports cars, game web sites, video games or videos, hot entertainers or whatever else, it is derive a writing assignment piece which allows you to really “strut your stuff”, so to speak. Doing so thereby creates a worthwhile write-up far and above concerns “dreck” that passes for essays and compositions nowadays. The language learners need only to choose their topic, draft their “list”, then detail the elements of each list item to the best in addition to knowledge and abilities. And finally “Voila!”, a paper you can understand without your soul filling with tears – or worse.By and also of alone the saying ergonomic when describing a chair certainly shows almost nothing at several. if you actually enquired 5 visitors to define the term ergonomic chair you’d possibly get extensively differing picks up. Guess what, chair producers will exploit this for it’s worth, so buy your chair on its qualities and features not this says outside of the label.Fit rules! When buying your beachwear online that is a really challenge. Always check the Size & Fit guides. Measure and the actual fit is made for you. Any great website will have these bits of advice. If not, consider moving on.

  • Usually I do not learn article on blogs, but I wish to say that this write-up very pressured me to check out and do it! Your writing taste has been amazed me. Thanks, quite nice article.

  • Thank you so much regarding giving me personally an update on this matter on your web-site. Please know that if a new post appears or in the event that any changes occur about the current write-up, I would be considering reading a lot more and finding out how to make good utilization of those tactics you talk about. Thanks for your efforts and consideration of others by making this site available.

  • Great website! It looks very good! Keep up the excellent job!
    http://test2.com

  • Muito interessante!!! eu posso compartilhar esse post?um abraço!

  • Shona Quong

    Hi

    You really made a very nice website, it is wonderful.
    I had a question about a product that you sell.
    So I tried to order it, but it is sold out. and now I can no longer find the product on your site.
    I really want to order 10 pieces. the product i want to order looks like this on this website
    https://bit.ly/ProductItem622 I hope i can order the product soon from your webshop.

    Have a verry nice day
    Greetings

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>