Você é um inventor ou um empreendedor?

inventor X entrepeneurSer empreendedor é mais um estado de espírito do que de posicionamento no mercado de trabalho. Ser empreendedor não significa começar uma nova empresa. Ser empreendedor significa utilizar boas ideias (nem sempre novas) com o objetivo de gerar valor ($$$). O empreendedor detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração e principalmente execução; com foco na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos e serviços.

Mas não devemos confundir o empreendedor com o inventor. Ótimas ideias são criadas aos montes. Mas o que realmente diferencia os dois é a AÇÃO! Se você foca muito em idéias, você quer ser um inventor e não um empreendedor. Atitude é o que torna as pessoas verdadeiras empreendedoras.

“Tive uma grande ideia!!” é uma frase dita por muitos e é seguida por conselhos de:  escreva logo um plano de negócios bem fundamentado e faça dele sua bíblia! Muitos empreendedores acreditam que não há nada melhor do que um plano sólido e uma grande ideia.

É comum gastarmos mais tempo com planos de negócio do que com qualquer outra coisa que fazemos. Precisamos deles para apresentar nossas ideias apara investidores e para participar de projetos de fomento. Infelizmente, esses planos normalmente são inúteis e improdutivos.  Uma frase de D. Eisenhower fala: “Planejamento é TUDO, planos não são NADA”.

Planejar é um passo importante e necessário, mas mais importante ainda é por em prática! Agir rápido!

Outro ponto importante é saber quando “desistir”, quando jogar fora o plano de negócios. Talvez as maiores vantagens das start-ups contra companhias já estabelecidas sejam sua agilidade, seu poder de ação e de mudança. Se você ficar preso as suas ideias iniciais ou ao seu plano de negócios, você vai falhar.

Alguns fatos interessantes sobre mudança que podemos usar de motivação são os casos da Sony e da Nokia:

  • Sony – Um dos primeiros produtos da Sony foi uma “panela” elétrica para cozinhar arroz. O arroz normalmente saia cru ou queimado. Foi o primeiro grande fracasso do time de Ibuka ( um dos fundadores da Sony).
  • Nokia – A história da Nokia começou em 1865 fabricando papel. No final do século XIX também se dedicava ao ramo de botas e outros produtos feitos de borracha. Já na década de 60, criava um departamento de eletrônica onde fabricava cabos e que abriu caminho para o setor de telecomunicações.

Em ambos os casos tivemos grandes mudanças nos negócios. Os empreendedores souberam quando abrir mão de uma ideia e buscar novos mercados.

Não podemos ter medo de jogar fora nossos planos de negócio, adaptar ou descartar nossas idéias iniciais.  Devemos ser empreendedores!

11 comments to Você é um inventor ou um empreendedor?

  • JPMagalhaes

    É… mas tudo isso é bem complicado. Esse embate “Siga seu plano de negócios como uma Bíblia” vs. “Jogue fora seu plano e parta pra outro” é F*#%!!!
    Tento entender o empreendedorismo e até me tornar um pouco mais empreendedor mas parece mais um talento nato que uma capacidade a ser desenvolvida.

  • Sem dúvida é complicado! Mas acho que o empreendedorismo pode ser sim uma capacidade desenvolvida.

    Alguns vão precisar treinar muito mais do que outros, como em qualquer coisa.
    E sempre vão existir gênios em determinadas áreas, como o Michael Phelps que nasceu pronto pra nadar, Pelé pra jogar bola, Jorge Gerdau pra fazer negócios.

    Já nós, meros mortais :P, precisamos treinar muito para sermos bons!

  • O que eu acho mais difícil aprender é a ATITUDE/AÇÃO. É comum ter medo de ousar, de arriscar tudo! Mas, para vencer, é necessário fazê-lo.

  • Olá,

    Minha Opinião tudo é Gerenciamento de Projeto que é muito alem do Business Plan e prevê neste o gerenciamento o desvio do Business Plan para outro ramo ou novas ideias.

  • Joelson solidao

    Muitas idéias passam diariamente nas mentes dos ser humano, entretanto idéias são so idéias, as mesmas não geram riquezas se nao forem praticadas.

    E o que mais presenciamos no mercado hoje é, pessoas inventando, e empreendedores gerando lucros através dessas invenções, e é sempre bom lembrar que nem sempre ambos saem ganhando.

  • Marcos

    Não a o que temer.

  • This article is on 11 spot in google’s search results, if you
    want more visitors, you should build more backlinks to your posts, there is one trick to get free, hidden backlinks from authority forums, search on youtube: how to get hidden backlinks from forums

  • I have checked your page and i’ve found some duplicate content, that’s why you don’t
    rank high in google, but there is a tool that can help you to
    create 100% unique content, search for; Boorfe’s tips
    unlimited content

  • Com finalidade de assistir os objetivos traçados através da análise, detrás adereço no entanto mensuração dos
    indicadores desde qualquer certo dos questionários, bastará atestar os efeitos na planilha
    desde contagem de outra maneira contagem, que os resultados quantitativos indicarão perfil dos empreendedores contudo seus
    respectivos negócios no Centro de comércio Desobediência dentre
    Santa Maria.

  • Awesome content, bookmarked

  • Achei muito objetivo o conteúdo, com certeza, eu gostei!! muito obrigado!!grande abraço a todos!!

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>