Como pequenos negócios estão superando a crise?

Segundo estudo realizado pela Folha de São Paulo junto ao Ministério Público, as micro e pequenas empresas criaram 450 mil empregos no 1º semestre, enquanto as médias e grandes eliminaram 150 mil. Voltados para o consumo e mercado interno e com estrutura mais enxuta, empreendimentos de menor porte sentem menos os efeitos da crise econômica.

Apesar de ser uma boa notícia, não garante que todos os novos negócios estão dando certo. Enquanto no Brasil as MPE com cinco anos de atividade apresentam uma taxa de mortalidade de 62%, na Alemanha essa tacha é de 37%, Itália é de 46%, nos Estados Unidos é 50% e no Reino Unido 53%, segundo dados da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), – Fostering entrepreneurship, The OECD Jobs Strategy.

Então, o que os pequenos negócios estão fazendo para superar as dificuldades?

Motivação e Ação!
São as grandes armas do empreendedor. Nos dias de hoje as coisas acontecem muito rápido e isso favorece os pequenos negócios. Existe menos burocracia para retardar as suas decisões, comumente encontradas em companhias maiores. Pequenas empresas são mais flexíveis e podem se adaptar rapidamente as circunstâncias. E essa velocidade da forças para o sucesso.

Planejamento

Trabalhar a estratégia é sempre importante, mas cuidado para não paralisar as atividades apenas planejando. Com as coisas alterando a todo momento, você não pode se dar ao luxo de gastar muito tempo criando planos que vão ficar desatualizados logo após sua finalização. Fique atento as mudanças e responda de acordo com as necessidades.

Inove nas finanças

Crie novas abordagens (modelos de negócio) para vender seus produtos e serviços. Tente diminuir os custos fixos transformando-os em custos variáveis atrelados as vendas .

De aos clientes o que eles querem

Faça pesquisas de mercado. Entenda o seu cliente e quais as suas necessidades. Se preocupe em resolver o problema dele!

Use ferramentas (Teste, meça, refine)

Outra grande vantagem das pequenas empresas que elas não tinham em crises passadas é a quantidade de informação disponível. Mídias sociais e ferramentas online de marketing bastante sofisticadas. Você consegue medir o sucesso da sua publicidade e propaganda e conduzir pesquisas de mercado em tempo real. Você pode encontrar seu consumidor pela internet com um custo reduzido. Você pode otimizar seu site para que seus clientes rapidamente te encontrem. Além do mais, ferramentas de eCommerce podem ajudar a vender com o mínimo de overhead possível.

O que mais a sua empresa está fazendo para superar as dificuldades e se manter competitiva?

Assinem nossa rss feed ou cadastrem-se no canto superior direito para receber os post por email.

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>