Termos que matam um bom plano de negócio

Falando ainda sobre plano de negócios, trago hoje alguns termos comumente utilizados e que fazem investidores estremecerem. São termos que contribuem para nosso plano tomar um caminho diferente – o LIXO.

Abaixo, alguns termos que devemos evitar e por que:

  • Gigante (como em “nosso mercado consumidor é gigante!!”)

O escritor não se preocupou em passar dados reais do tamanho do mercado, ou falhou em pensar com cuidado em qual fatia desse mercado iria atacar inicialmente ou como o crescimento poderia ocorrer.

  • Conservador (como em “Analisando de forma conservadora, temos…”)

Investidores sabem que as vendas iniciais raramente são “explosivas”. Então, deixe os números falarem por conta própria, baseados nas evidências que você coletou.

  • Revolucionário (como em “nossa tecnologia é revolucionária”)

Você parece que está dizendo: “Nós estamos tão entusiasmados com nossa ideia que não pensamos claramente em como distingui-la de abordagens semelhantes e não estamos interessados no que o consumidor pensa sobre isso. Consumidores não são visionários o suficiente para apreciar completamente nossa tecnologia”. Procure sempre compará-la as concorrentes(pros e contras).

  • Supor (como em: “supondo os dados a seguir…”)

Suposições não são bem vindas, principalmente de dados.  Mostre evidências que levem o investidor a aceitar que o cenário que você está propondo faz sentido.

  • Acreditamos (como em “acreditamos que…”)

Você parece q esta dizendo: “Não nos preocupamos em obter uma evidência real pois estávamos muito ocupados escrevendo o plano de negócios. Mas, somos esperançosos que …” Se você ainda não tem evidências, pare de escrever e corra atras delas!!

  • Sem competidores (como em “não temos competidores nesse mercado”)

Se existe uma frase capaz de mandar um plano de negócios direto para o lixo, é essa! Claro que existem competidores! No máximo, eles apenas não escutaram sobre vocês, ainda! Alguns investidores acreditam que competição é um bom sinal, significa que existe um problema e que alguém alem de você esta trabalhando para resolvê-lo.

Acredito que o ponto principal seja: consiga EVIDÊNCIAS que suportem seu projeto!!

Adicionem a nossa feed para ficarem atualizados com os posts do blog ou assinem nossa newsletter para recebe as novidades por e-mail!

1 comment to Termos que matam um bom plano de negócio

  • Henrique Borges

    Acho importante ressaltar que os planos de negócios que colocam “sem competidores” normalmente o fazem por não considerar “soluções alternativas” existentes no mercado. Planilhas Excel para controle de estoque, lapis e papel para controle de acesso e ponto, e-mail e calendário na parede para CRM, são exemplos do que eu estou chamando de soluções alternativas.

    Essas soluções SÃO competidores (as pessoas vão escolher entre elas e o seu produto/serviço), mostram como seus potenciais usuários trabalham hoje e que existe um mercado para o seu projeto.

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>