Dilemas da Inovação

yin yangA inovação está sempre ligada a quebra de paradigmas e dilemas ou tensões na tomada de decisão. Esses dilemas podem tanto ajudar quanto prejudicar os esforços que se vem fazendo para se gerar inovações.

Dilemas surgem quando duas ideias ou conceitos aparentemente opostos se chocam. No mundo dos negócios enfrentamos dilemas o tempo todo: custo X qualidade, centralização X distribuição, estabilidade X mudança, resultados no curto prazo X competitividade no longo prazo, entre vários outros. Dilemas são inevitáveis e nunca deixarão de existir, devem sempre ser gerenciados durante todo o tempo.

Alguns dilemas da inovação:

· Investir em: Inovação X Desenvolvimento

· Buscar a inovação: Incremental X Radical (disruptiva)

· Criar soluções através de: Problema-para-Solução X Solução-para-Problema

· Buscar ideias através de: Convergências X Divergências

· Construir times de inovação baseados em: Diversidade X Experiência

Infelizmente, resolver um dilema nem sempre trás uma resposta definitiva ou a melhor. No primeiro dilema – Inovação X Desenvolvimento – pesa-se o valor de criar novas ideias VS. o retorno gerado por terminar um projeto que já se encontra na linha de desenvolvimento. É comum se reduzir os investimentos em inovação em detrimento da conclusão de um projeto em desenvolvimento. A grande ironia deste dilema é que, com a inovação você pode acelerar o desenvolvimento de um projeto ao criar novas ferramentas, simplificando ou até mesmo eliminando certos aspectos do desenvolvimento.

No segundo dilema – inovação Incremental X Radical – a equipe busca ideias disruptivas ou incrementais. Tende-se a subvalorizar inovações incrementais por serem mais fáceis de executar. Isso mostra a falta de empolgação com a inovação ou aversão ao risco. Para gerenciar esse dilema, deve-se pensar.

A geração de ideias está ligada ao nosso terceiro dilema – Problema-para-Solução X Solução-para-Problema – quando um problema de mercado é bem identificado e entendido, é tentador utilizar a primeira abordagem. Entretanto, isso elimina possibilidades de soluções menos obvias que podem ser criadas na segunda abordagem.

A geração de ideias no qual o quarto dilema se refere – Convergências X Divergências – também é um problema comum. Gastar tempo na discussão de idéias divergentes (bem gerais) pode frustrar os times à medida que as ideias vão se dispersando e as pessoas acabam perdendo o interesse. No oposto (convergência) perde-se parte da liberdade de criação.

No último dilema, ligado a formação de times – Diversidade X Experiência – é comum buscar-se um “dream team” ou super time. Entretanto, quanto mais estrelas, maiores as tensões. O líder deve conseguir controlar essas tensões para garantir bons resultados. Confiança demais na experiência também pode ser prejudicial, pois as pessoas acabam focando no que são especialistas e perde-se na diversidade das visões.

Apesar de serem opostos, nem tudo precisa ser preto ou branco. O ponto chave para se resolver os dilemas da inovação acaba sendo o balanceamento. Saber dosar e analisar bem as divergencias.

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>