Brainstorm Produtivo (Como gerar novas ideias)

Na busca por inovação e geração de idéias e produtos, a FAST Soluções Tecnológicas está iniciando sessões de brainstorm (tempestade cerebral, literalmente, do inglês).

O problema então é: como tornar estes brainstorms produtivos e criativos? Será que se pararmos a empresa por uma hora toda semana, sentarmos numa sala de reunião e começarmos a conversar, as idéias vão fluir naturalmente?

Para tentar gerar os melhores resultados possíveis na criação de soluções de software e hardware, é importante termos as pessoas certas, com o processo certo, no lugar certo!

people_process_place

As pessoas certas:

Cada sessão deve ter um facilitador responsável por definir e explicar o tema, organizar o ambiente, liderar e conduzir a sessão. Um grupo muito grande não é produtivo, pois sempre gera conversas paralelas e facilita a dispersão, alguns especialistas acreditam que o número máximo deve ser sete. O facilitador pode, inclusive, levar duas plaquinhas com os sinais de “Fora do tema” e “Apenas uma conversa, por favor!” para exibir aos participantes quando perderem o foco.

O processo certo:

· O primeiro passo é escolher o(s) tema(s), as pessoas, local e hora. Reserve o local, informe as pessoas e decida se irá informar também o(s) tema(s) previamente ou não.

· O(s) tema(s) do brainstorm devem ser claros e objetivos, pois se forem muito abertos, seus participantes podem não saber por onde começar. Escreva o tema num papel e deixe vísivel durante toda a sessão!

· Leve um caderno, um bloco de notas, um laptop, um gravador de voz, enfim, qualquer instrumento para registrar as idéias… e registre TODAS as idéias, mesmo que soe estúpida!

· Para iniciar a sessão, alguns propõem atividades quebra-gelo, alguns joginhos e brincadeiras rápidas para estimular seus participantes a falar.

· Iniciando no seu tema, o facilitador, pode levar questionamentos, frases e figuras que estimulem as idéias dos participantes. É importante frisar que qualquer idéia deve ser encorajada, por mais absurda que possa parecer e comentários negativos e julgamentos devem ser proibidos!

· O facilitador deve encorajar a participação de todos e manter o foco da discussão, porém sem tolher idéias.

· Na metade ou no fim da sessão o facilitador pode promover uma avaliação das idéias, fazendo uma votação onde os participantes indicam se a idéia é boa, ou não. Se este procedimento for feito na metade da sessão, o grupo pode analisar as boas idéias, tentar melhorar ou seguir a linha de raciocínio para gerar novas idéias!

· Ao fim da sessão é válido resumir o que foi gerado e definir próximos passos, isto é, quem ficará responsável por verificar a viabilidade de execução das idéias? Que idéias serão priorizadas? É necessária outra sessão para expandir algumas idéias específicas?

· Depois disso, é só agradecer a todos e finalizar a sessão!

No lugar certo:

Acredito que um ambiente mais descontraído facilita a geração de idéias. É lógico que idéias podem surgir a qualquer momento, mas um lugar descontraído, sem muitos formalismos e também sem muitas distrações pode facilitar! A FAST utiliza uma área reservada de um barzinho.

Enfim, estamos começando a testar… vamos ver se dá certo!?

Referências:

http://www.idea-sandbox.com/destination/2009/06/how-to-create-the-perfect-brain-storm/

http://www.adcracker.com/brainstorm/

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>