Dicas para um currículo de TI

Apesar de ser apenas a primeira etapa do processo seletivo na maioria das empresas, inclusive na FAST, a maioria das pessoas são eliminadas do processo seletivo após o envio do curriculum. Grande parte das vezes as experiências e o perfil do candidato não são adequadas a vaga, mas há casos de profissionais que poderiam ter sido chamados para a entrevista se tivessem feito o curriculum de outra maneira. Neste post dou algumas dicas para estes casos, separados por tópicos.


Disposição do texto e Modelo: Seja claro e, ao mesmo tempo, conciso. Coloque as informações mais importantes sobre a formação e a vida profissional de forma lógica e organizada, para facilitar a leitura. Evite fontes de letras pequenas, difíceis de ler e “cheias de firulas”.

Dados pessoais: Na FAST pedimos o CPF para cadastro interno de candidatos, mas esta informação não é necessária para a maioria das empresas durante o processo seletivo e muitos modelos de curriculum omitem estes dados. A não ser que seja pedido coloque apenas: nome completo, idade, estado civil,  endereço completo e todos os contatos possíveis (telefone, celular, e-mail, etc).

Contatos e e-mails: Coloque sempre telefones corretos e e-mails acessados frequentemente nos contatos. O motivo é bem óbvio: Você não quer que a empresa não consiga lhe chamar para uma vaga. Ah, e coloquem e-mails e contatos que você não planeja mudar frequentemente. As vezes, não temos uma vaga adequada para uma pessoa hoje e temos depois de algumas semanas ou meses. Nestes casos, o avaliador provavelmente vai tentar entrar em contato com você para saber se você tem interesse nessa nova vaga. Uma entrevista hoje pode virar uma vaga daqui a um ano. (Acreditem, acontece…)

Objetivo: Quando estiver escrevendo seu objetivo decida exatamente o que você quer fazer, a área em que quer atuar, a posição desejada e coloque isso como objetivo. Melhor não escrever nenhum objetivo do que usar objetivos genéricos como “Aplicar os conhecimentos adquiridos para o benefício da empresa”. Este tipo de coisa, bonita e vazia, atrapalha mais do que ajuda. É ruim tanto para o avaliador, que tem que julgar se você é adequado para a posição, quanto para você, candidato, que pode acabar perdendo tempo em entrevistas ou, pior ainda, trabalhando numa vaga que, no fundo, não lhe interessa.

Experiência profissional: A parte mais importante do curriculum, coloque as empresas que trabalhou, o cargo que ocupou e as atividades realizadas, destancando suas contribuições. Se a empresa não for conhecida, coloque algumas breves informações sobre ela (tamanho, área de atuação, etc) ou links onde estas informações possam ser obtidas (o site institucional, por exemplo). Na parte de atividades e contribuições, destaque o impacto que você causou no projeto, o que você ajudou a empresa e contribuiu com a equipe. Seja realista, não minta e não exagere. Os avaliadores costumam checar as informações dos curriculos e a maioria tem “um faro” para mentiras e ficam desconfiados com exageros. Também não coloque coisas vagas e que não acrescentam como “li documentos” ou “participei de reuniões com meu gerente”.

Trabalhos voluntários: “Trabalho voluntário também é trabalho”. Por causa disso, cuidado para não esquecer de incluir experiências profissionais que você teve. Trabalhos voluntários (no caso de informática, projetos open-source) também devem ser listados. Projetos open-source, inclusive, por serem de fácil acesso também servem como “portifólio” e podem mostrar ao avaliador como você trabalha antes mesmo da entrevista e contribuir bastante para a sua seleção. Só tenha a precaução de se orgulhar do código do projeto (ou pelo menos das partes que você contribuiu)…

Curriculum específico para uma vaga: De modo geral, o currículo não deve passar de duas páginas e deve ser criado específicamente para ela, mudando os destaques do seu curriculum para aquela oportunidade. Curriculos genéricos (com todas as experiências, muitas páginas e sem nenhum foco) são úteis para mandar para várias empresas ao mesmo tempo quando você quer saber se tem uma vaga para o seu perfil mas são bem menos efetivos do que um curriculum escrito para uma necessidade específica, destacando as informações importantes para aquela vaga. Além disso, existem avaliadores que simplesmente descartam curriculos extensos (5 ou mais páginas) sem nem lê-los. Se você mandou um curriculum imenso pra FAST, saiba que o descarte automático não é o meu caso… Ainda. 😉

Pouca experiência: Para quem tem pouca ou nenhuma experiência, o importante é colocar coisas que demostrem dedicação, capacidade e vontade de aprender. Na minha opinião, neste ponto, um histórico escolar da faculdade com notas altas nas cadeiras mais importantes para a vaga que você está concorrendo (normalmente cadeiras como Lógica de Programação, Algoritmos, Banco de Dados…) é o melhor anexo que você pode colocar no curriculum para demostrar isso. Outras boas dicas para demonstrar dedicação e capacidade são participações e boas colocações em competições como Imagine Cup, ACM, Google Code e similares. Também não deixe de colocar participações em cursos, palestras e seminários que estejam relacionados a vaga.


Conclusões

Criar um bom curriculum é uma questão de valorizar as experiências e aptidões que irão contribuir no desempenho da função desejada. Nem sempre, no entanto, o candidato tem o perfil e as experiências procuradas para um cargo e as vezes é possível perceber apenas com o curriculum. Nestes casos é melhor, tanto pra ele quanto pra empresa, que não se despenda mais esforço no processo seletivo. Para o candidato, o importante é não desanimar e tentar novamente em outra vaga, na mesma ou em outra empresa.

Na próxima semana, falo do que NUNCA fazer em um curriculum (seja de TI ou de qualquer área).

5 comments to Dicas para um currículo de TI

  • I am really inspired together with your writing talents and also with the layout for your blog. Is this a paid theme or did you modify it yourself? Anyway stay up the nice high quality writing, it is uncommon to peer a nice blog like this one today..

  • Nice topic: FAST – Soluções Tecnológicas » Dicas para um currículo de TI.After I initially commented I clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now every time a remark is added I get 4 emails with the same comment. Is there any way you can remove me from that service? Thanks!

  • WONDERFUL Post.thanks for share..more wait ..

  • Empreendedorismo corporativo: que nem achar-se acometedor, alterar
    e também se desigualar na sua instituição.

  • Conseguimos cadastrar além disso dentre oito milénio empreendimentos no 2
    meses no entanto abranger toda gente os setores produtivos, acolá de acerar a associação
    junto sindicatos, associações e também a
    agremiação a certo forma abrangente, ao redor das pequenas empresas.

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>