Gestão Participativa – Como implantar

A gestão participativa pode envolver 3 dimensões da organização:

solvingpuzzle

  1. Comportamental
  2. É nessa dimensão que ocorre a substituição do estilo tradicional de administrar pessoas – autoritário, indiferente, impositivo, paternalista – pelo da liderança, autonomia, cooperação e comprometimento.  Envolver, informar, delegar e perguntar em vez de mandar. Não cobrar e sim obter! Essas são as palavras-chaves para o comportamento dos administradores na gestão participativa.

  3. Estrutural
  4. Talvez a mais difícil de ser implantada pois pode implicar no redesenho de estruturas, cargos e grupos de trabalho. A hierarquia muitas vezes deve ser repensada, pois nas organizações tradicionais os regulamentos, as carreiras, a divisão do trabalho e o próprio organograma são estruturados de maneira que o poder fique concentrado no topo da pirâmide.

  5. Interfaces
  6. Uma organização está ligada ao mercado e a sociedade por diversas interfaces – clientes, fornecedores, comunidade – e não apenas com os funcionários. Os clientes devem ser consultados sobre decisões e evoluções de produtos e serviços. Fornecedores, distribuidores e terceirizados devem criar parcerias e desenvolver projetos em conjunto, criar sinergias na cadeia de valor. Junto a comunidade, deve-se criar um ambiente favorável a convivência e desenvolvimento local. A organização deve estar aberta para o ambiente externo, buscando informações para sempre melhorar sua administração.

Primeiros passos

  • Compartilhe informações sobre a atuação da empresa – deixe as informações sobre objetivos, metas, evolução da empresa e projetos disponíveis a todos.
  • Envolva os colaboradores na geração e implantação de ideias – uma vez que a informação está disponível, estimule a troca de ideias. Refaça sua analise SWOT  (pergunte quais as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que visualizam para o negócio).
  • De feedback individual – defina junto com os colaboradores suas metas pessoais;
  • Realize reuniões periódicas para acompanhamento das metas da organização;
  • Realize reuniões para discussão de ideias;
  • Envolva diferentes áreas. Das lacunas institucionais saem as grandes inovações;

Esses passos estão mais relacionados a dimensão 1. Vamos adotá-los na FAST e avaliar seu desenvolvimento.

Mas vale lembrar que nada é uma verdade absoluta. Conceitos nem sempre devem ser implantados ao pé da letra ou são os mais adequados a sua organização. Analise bem suas necessidades.

Próximos passos

Estamos estudando e abertos a sugestões :)

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>