O que estamos pesquisando?

Ultimamente tenho escutado muito sobre a teoria da seleção natural de Darwing adaptada ao mundo empresarial. Ela diria: “As empresas que vencem no mercado nem sempre serão as maiores ou as que tiverem mais recursos, mas sim aquelas que conseguem se adaptar as necessidades do mercado, evoluindo!”

Com essa visão, procuramos sempre entender como o mercado está funcionando e como podemos nos adaptar para prover soluções a ele. Mantemos um vínculo forte com pesquisas da universidade. Temos hoje 9 colaboradores cursando o mestrado no CIn-UFPE em projetos de diversas áreas buscando desenvolver novas tecnologias. Acreditamos que a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) deve ser o fomentador de novas idéias, trazendo sempre produtos, serviços e métodos inovadores.

Na área de P&D estamos trabalhando em quatro projetos principais ligados tanto à área acadêmica quanto a parcerias:

  • Tagarelas & Eutenho

fastpark1

O Tagarelas é um projeto de inteligência artificial que procura trazer ao mundo virtual o conhecimento que o vendedor de uma loja física possui. Utilizando um Chat é possível, a qualquer momento, pedir auxílio ou informações durante a sua busca.

O Eu tenho é uma aplicação social feita para que os usuários possam comentar sobre os bens (celular, carro, cabelo, DVD, livros, etc.) que mais gostam e dos seus amigos.

Ambas as ferramentas tem o objetivo de entender melhor como os usuários se relacionam na web e seu comportamento nas redes sociais.

  • Suporte a Inovação

Uma ferramenta de suporte à geração de produtos inovadores. Com ela será possivel acompanhar, validar e medir o processo de desenvolvimento de novos produtos diminuindo as chances de fracasso e perda de recursos.

Será direcionada ao mercado corporativo e focada no segmento de pequenas e médias empresas que buscam aumentar a competitividade através da inovação. A ferramenta também permitirá a comunicação de decisões sobre novos produtos entre integrantes de uma cadeia produtiva. Desta forma, fornecedores e distribuidores poderão antecipar as necessidades do novo produto enquanto a empresa produtora ainda o desenvolve.

Este projeto está ligado a 2 teses de mestrado e à parceria da FAST com a Oremi.

  • FastPark

fastpark1O FastPark é um sistema inteligente que guia os motoristas à vaga mais próxima através de indicações em placas e sinais luminosos distribuídos por todo o estacionamento. O sistema FastPark garante 100% de ocupação do estacionamento 24 horas ao dia, eliminando o tempo de espera e procura por novas vagas, resultando em comodidade ao motorista e maior rotatividade de clientes no estacionamento.

Essa solução é fruto de uma parceria desenvolvida entre três empresas: FAST, I2Tecnologia e Qualihouse.

Acesse o site do FastPark para saber mais.

  • FAST Gestão Interna

O FAST Gestão Interna é um sistema dá suporte aos processos de contratação, gestão de carreiras e metas e alocação de colaboradores por projeto. Seu objetivo inicial é de facilitar e melhorar o acompanhamento realizado pelos gestores da FAST.

Se você se interessou por alguma das soluções acima entre em contato.

3 comments to O que estamos pesquisando?

  • JPM

    Muito bom esse post… estas informações realmente devem ter grande visibilidade. Vcs não pensam em colocar todos os projetos de uma forma mais acessível no site? Tipo uma seção produtos com essa descrição e o link para cada site?

  • JPM

    Ah…esqueci de comentar sobre as pesquisas/produtos: muito bom o FastPark, ainda não conhecia. O Tagarelas já conhecia, existe algum esforço na venda do mesmo? Aliás, não gosto muito do nome, tagarela pra mim é uma pessoa que se torna chata por falar demais. O EuTenho vou ver em casa e os outros, assim que tiver algum protótipo posta aqui pra gente ver…
    Abraço!

  • Quanto ao 1o comentario, sim, já estamos atualizando o conteúdo do site. Nesses próximos dias colocamos no ar.
    Sobre o tagarelas, chegamos a pensar em alguns nomes… mas vários já tinham domínio registrado! quem sabe quando passarmos de beta para oficial não rola uma campanha para escolha de nome.
    Já o FastPark é uma aposta nova. No site tem algumas informações interessantes.
    Sobre plano de vendas e maiores detalhes, podemos passar na reunião de gestão que estamos planejando pra breve.

    Abraços

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>